Estrutura do Curso

Detalhes da organização semestral, matriz de disciplinas, carga horária, estágios obrigatórios, atividades complementares e também as opções eletivas oferecidas.

Laboratórios e Infraestrutura

Explore os laboratórios como Inácio Loyola e FabLab, equipamentos modernos, biblioteca completa, salas de aula adequadas e acesso à rede Wi-Fi.

Perguntas frequentes

Agora temos uma lista de perguntas frequentes que esperamos que ajude você a responder a algumas das perguntas mais comuns.

1. Qual o objetivo principal do curso de Ciência da Computação da UNICAP?

O objetivo é formar profissionais com conhecimentos sólidos na área, capazes de atuar de forma criativa, crítica e ética, com base em aprendizado científico, prático, tecnologicamente atualizado e socialmente contextualizado, sempre pautados por valores como solidariedade, justiça social e cidadania.

 

 

2. Quais são as formas de ingresso no curso?

O acesso pode ocorrer via Vestibular tradicional, Vestibular Social, usando as notas do ENEM, ou por admissão extravestibular (transferência externa, portador de diploma, transferência interna).

3. Qual a duração do curso e em qual turno ele funciona?

O curso tem duração de 8 períodos (semestres) e funciona no turno da manhã.

 
 
 
 
 

 

4. Quais as principais áreas de conhecimento abordadas no currículo?

O currículo abrange uma Formação Básica (matemática e computação fundamental) e uma Formação Tecnológica Específica (engenharia de software, inteligência artificial, ciência de dados, infraestrutura e segurança). Há também disciplinas voltadas à formação humana e ética.

5. O curso oferece estágio?

Sim. Há o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório com 240 horas, geralmente no 7º semestre, focado em consolidar competências em áreas como desenvolvimento, infraestrutura, IA, etc.. Existe também a possibilidade de realizar Estágio Não-Obrigatório.

6. Como está o mercado de trabalho para o profissional de Ciência da Computação em Pernambuco?

O mercado é amplo e dinâmico, especialmente no Recife, com destaque para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), representado pelo Porto Digital. Há também oportunidades nos polos médico e industrial da região.

7. Quais são os diferenciais do curso na UNICAP?

O curso se destaca pela integração entre ensino, pesquisa e extensão , uso de metodologias ativas (como Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas) , forte conexão com a responsabilidade social , corpo docente qualificado , projetos de extensão inovadores (como Robótica Inclusiva, Residência de Software, Programação Competitiva) e parcerias com empresas locais.

8. Os alunos podem participar de projetos de pesquisa?

Sim. A universidade incentiva a Iniciação Científica através do PIBIC (com bolsas da UNICAP, CNPq e FACEPE). O curso possui o grupo de pesquisa “Computação Aplicada” e parcerias com outras IES.

9. Que tipo de atividades extracurriculares são oferecidas?

Os alunos devem cumprir 110 horas de Atividades Complementares (ATCs), que podem incluir participação em eventos científicos, minicursos, grupos de estudo, monitoria, iniciação científica e projetos de extensão. O curso também promove a Semana de Computação e participa de eventos como a SIUCS e o Católica IN.

10. A UNICAP oferece algum tipo de apoio ao estudante?

Sim, através do Núcleo de Apoio Discente e Docente (NADD), que oferece programas de Apoio Pedagógico (para dificuldades de aprendizagem), Saúde (atenção primária psicológica) e Inclusão (para estudantes com deficiência ou necessidades especiais).